quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Trapunto e Boutis!

Trapunto (palavra em intaliano) tem origem no ato de bordar mas hoje é visto apenas como uma técnica de quilting com enchimento!! Foi na Sicília que a técnica surgiu, mas os franceses exploraram bem esta técnica e criaram outras variações como o Boutis!! No boutis, o trabalho é feito tudo na mão e o enchimento é feito sem deixar marca alguma no verso do trabalho, agora o trapunto é feito na máquina!!!
Tenho dois trabalhos: almofada no trapunto e uma bolsinha em Boutis!
A técnica básica do trapunto consiste em elevar o desenho criado pelo quilting com enchimento inserido pelo verso. O enchimento pode ser feito com materiais variados como lã, mantas, plumantes e cordões. Objetivo é criar efeito de luz e sombra com os motivos arabescos que são destacados contra o fundo. Por isso que os primeiros trabalhos em trapunto foram feitos em tecido branco, numa peça única, para valorizar os desenhos!!!!
A diferença entre boutis e trapunto é, basicamente, que o primeiro é feito na mão e o segundo na máquina. Quando se trata de bolsa, carteira ou algo do gênero é que o acabamento é muito importante!!
Aguardem: capa de agenda 2010 e caderno, presentinho e lembranças de final de ano, decoração de Natal!!!! Ah outra coisa, para quilteiras ou não, há tecidos importados novos e lindos tanto nas estampas de Natal ou não, vocês encontram no atelier Oficina de Retalhos ou comigo, mas não demoram muito pois vocês sabem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encomendas dos produtos por e-mail taniamogari@londrina.net!!!!