quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Trapunto e Boutis!

Trapunto (palavra em intaliano) tem origem no ato de bordar mas hoje é visto apenas como uma técnica de quilting com enchimento!! Foi na Sicília que a técnica surgiu, mas os franceses exploraram bem esta técnica e criaram outras variações como o Boutis!! No boutis, o trabalho é feito tudo na mão e o enchimento é feito sem deixar marca alguma no verso do trabalho, agora o trapunto é feito na máquina!!!
Tenho dois trabalhos: almofada no trapunto e uma bolsinha em Boutis!
A técnica básica do trapunto consiste em elevar o desenho criado pelo quilting com enchimento inserido pelo verso. O enchimento pode ser feito com materiais variados como lã, mantas, plumantes e cordões. Objetivo é criar efeito de luz e sombra com os motivos arabescos que são destacados contra o fundo. Por isso que os primeiros trabalhos em trapunto foram feitos em tecido branco, numa peça única, para valorizar os desenhos!!!!
A diferença entre boutis e trapunto é, basicamente, que o primeiro é feito na mão e o segundo na máquina. Quando se trata de bolsa, carteira ou algo do gênero é que o acabamento é muito importante!!
Aguardem: capa de agenda 2010 e caderno, presentinho e lembranças de final de ano, decoração de Natal!!!! Ah outra coisa, para quilteiras ou não, há tecidos importados novos e lindos tanto nas estampas de Natal ou não, vocês encontram no atelier Oficina de Retalhos ou comigo, mas não demoram muito pois vocês sabem!!!

Curso nos States: Quilt à Máquina!!!

Olá pessoal, quanto tempo hein!! Muitas saudades... Estou com muitas novidades prá vocês, por isso sem mais demoras, vamos lá!!
Na primeira quinzena de setembro tive oportunidade de passear nos Estados Unidos, precisamente Las Vegas!! Yes Las Vegas baby!!!!! Maravilhosa, adorei a viagem, que lugar lindo, vale à pena visitar!! Bom, vamos ao que interessa... Sabendo que estaria lá por duas semanas, resolvi fazer um curso de Patch e me inscrevi no curso de quilt à máquina numa loja do local: Christmas Goose! Andrea (proprietária e professora) está de parabéns, a loja é linda, espaçosa e muitos materiais de Patch!!!!! Imagina eu lá dentro, parecia uma criança numa loja de brinquedo... Foram duas aulas, ou seja, dois sábados, das 10:30 até 15:30 e custava U$ 75,00 pelas duas aulas, material e o almoço!!!
Além de mim, havia mais 06 alunas: Jill, Bette, Marylinda, Patti, Juareen e outra que esqueci o nome! Cheguei meia hora antes do curso, me apresentei à Andrea e ela me mostrou a sala. Deixei a minha bolsa e lá fui eu dar uma volta na loja... Depois de alguns minutos começaram chegar as outras alunas e, uma observação, empurrando um carrinho!!!!! Pois é, lá as alunas trabalham com suas próprias máquinas, o atelier não dispõe de máquina, claro que no meu caso usei da professora, que por coincidência era igual a minha!! QUE MARAVILHA (gritei!) Achei interessante isto, pois nada melhor trabalhar com a sua própria máquina!!!!!!!!
O curso foi ótimo, bem explicado, inlcusive com informações teórica como: tipos de mantas, linhas, tipos de pé de máquina e manuseio da máquina. Aprendemos quilt reto e livre (vôo da abelha, penas e etc!!). Começamos desde a etapa do sanduíche e observei que eles usam mais alfinetes de segurança do que o spray para unir as camadas, apesar que a Andrea usa muito o spray também!! Bom, eu adorei muito o curso, algumas coisas já sabia, mas havia vários detalhes que não tinha conhecimento e foi ótimo (uso das luvas, não se gira o trabalho durante o quilt), além de fazer amizade claro! Resumindo, terminei o curso querendo saber mais de quit, sendo mais observadora de quilt e aperfeiçoar cada vez mais nisso!!! Hoje, vejo os quilts com outros olhos e, na minha opinião, o bordado quilt nos trabalhos de Patch valoriza muito mais as peças das demais!!!
Foto 01. Sala de aula e alunas pegando na massa! Foto 02. Esquerda à direita: Marylinda, Eu, Bette, Andrea (professora), àquela que esqueci o nome (atrás da Andrea), Jill, Juareen e Patti! Foto 03. Bette praticando o quilt com ajuda das luvas! Foto 04. Trabalho inteiro, foi dividido em quatro quadrados e cada quadrado uma técnica! Foto 05. Pena com quilt livre. Foto 06. Pena Foto 07. Quilt livre com motivo de coração e estrela!